quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

inicio

Olá:
Depois muita reflexão, resolvi encetar a minha participação sob a forma de opinião sobre um tema que considero de máxima importância para todos aqueles que buscam o melhor para as respectivas tomadas de decisão e que também por inerência das condições actuais não se encontram completamente esclarecidos.
O tema é o parto. Nomeadamente o parto em casa.
Como muita gente, também passei pela experiência do nascer numa unidade considerada segura para o nascimento. E como muita gente também senti as agruras do resultado de um excessivo intervencionismo sobre o processo do nascimento que acabam, naturalmente, por infligir mais danos do que beneficios quer maternos quer do filhote que acaba de nascer.
O ambiente altamente artificial que uma maternidade/hospital cria, pessoal muitas das vezes apressados e pouco disponíveis, sermos o centro de olhares indiscretos por parte de todos aqueles que invadem a nossa individualidade, procedimentos mal esclarecidos sob a bandeira de um marketing que serve os interesses de alguns e actos continuamente mecanicos e frios, entre outros, levou que me lançasse neste espaço de reflexão e pudesse transmitir algo que ajudasse a esclarecer e a tertuliar com quem também esteja interessado em reflectir sobre este tema.
Estou certo que muita "tinta" há-de correr por esta página. E ainda bem. E com ela construir caminhos que possam conduzir aos interessados a alternativas e respostas às suas dúvidas e anseios.
O parto em casa é o ponto de partida para esta reflexão e em próximas publicações dar-se-á ênfase ao porquê e as vantagens, assim como as provaveis desvantagens sobre esta decisão e esta alternativa.
Ficamos hoje por aqui e lanço o repto de todos começarem a reflectir sobre o tema e começar a dar o contributo.
Sejam felizes.

Um comentário:

Adolfo Neto disse...

Muito boa a iniciativa. Minha filha nasceu em casa em Campinas-SP. Deu tudo certo graças a Deus. Fomos privilegiados em ter um obstetra (parteiro) que até estimula este local para partos, o Dr. Adailton Salvatore Meira. Infelizmente nem todos tem essa sorte. É necessário que mais pessoas descubram que o parto em casa pode ser muito mais seguro que o parto hospitalar e passem a cobrar isso de seus obstetras e dos planos/sistemas de saúde.