domingo, 4 de março de 2007

sabia que!

SABIA QUE:
- A Organização Mundial de Saúde designa por tempo de gravidez, a gestação que decorre até às 42 semanas.
- Um Trabalho de Parto natural sem recurso a induções, conduz normalmente a um parto natural e sem complicações.
- O Trabalho de Parto no Hospital/Maternidade condiciona quase sempre o estado de espírito da parturiente, condicionando por sua vez o desenvolvimento do próprio Trabalho de Parto.
- No Trabalho de Parto num Hospital/Maternidade a parturiente normalmente permanece todo o tempo deitada, inibida nos seus movimentos e é-lhe restringido o número de acompanhantes.
- No Trabalho de Parto num Hospital/Maternidade há procedimentos rotineiros e desumanizados.
- Um Trabalho de Parto induzido provoca dores alucinantes e consequentemente um mal-estar e descontrole materno durante todo o Trabalho de Parto e Parto
- A epidural é muitas vezes solicitada para anular os efeitos dolorosos provocados pelas induções do Trabalho de Parto.
- A epidural não é uma técnica isenta de riscos e complicações.
- A epidural está associada com o aumento de partos distócicos (ventosas e fórceps) devido ao bloqueio sensorial que provoca e consequentemente inibe a parturiente a colaborar no período expulsivo.
- A aplicação dos Fórceps e Ventosas podem ter consequências maternas e do Recém-Nascido quer a curto quer a longo prazo.
- Um Trabalho de Parto no domicílio pode ter a companhia e a colaboração de toda a sua família (se for esta a sua opção) e é seguida por especialistas obstetras (enfermeiros e médicos) e Doulas para conferir segurança e vigilância adequada do Trabalho de Parto.
- Um acompanhamento domiciliar do Trabalho de Parto, normalmente conduz a um Trabalho de Parto mais rápido, sem complicações e rodeado de pessoas íntimas da parturiente.
- Um Trabalho de Parto domiciliar evita na maior parte das vezes procedimentos hospitalares desnecessários.
- Um Trabalho de Parto domiciliar é normalmente um Trabalho de Parto muito mais tranquilo.
São as ideias da segurança hospitalar, tornando a mulher um ser incapaz e incompetente, que a reduziram a mais um orgãozinho que se pode curar, recuperar e plastificar com base a medicamentos e procedimentos médicos, altamente técnicos, complexos e com muitas possibilidades de erros e complicações

Um comentário:

Adolfo Neto disse...

Esses argumentos técnicos são muito bons. Tem um argumento não técnico que acho muito interessante: o parto é a finalização do ato sexual. Logo, deve acontecer onde tudo começou...